Professor e professora,
essa é uma área destinada a vocês!

Criamos várias atividades sobre o livro que podem ser trabalhadas em sala de aula em diferentes componentes curriculares com alunos do 4º ao 6º ano. Todas elas estão de acordo com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular e podem ser adaptadas de acordo com suas necessidades!

Confira!

Atividades pedagógicas

Atividade 1: Siga o caminho do Sinos!

Proposta/temática: Trabalhar de forma interdisciplinar o trecho inicial do livro (prólogo) – Construir o Inafundável II!

Público-alvo: Estudantes de 4°, 5° e/ou 6° ano do Ensino Fundamental.

Número de hora/aulas: 18h/aula, distribuídas em duas semanas de trabalho.

Componentes curriculares: Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa.

Atividade 2 – Nem tudo sempre foi assim…

Proposta/temática: Mudanças do tempo e do espaço

Público-alvo: Estudantes do 5° e/ou 6° ano do Ensino Fundamental

Número de hora/aulas: 15h/aula

Componentes curriculares: Língua portuguesa, Geografia, Ciências

Atividade 3 – Mostra cultural “Nas Águas da Aventura”

Proposta/temática: Realizar uma mostra cultural na escola, a partir de temáticas que servem de pano de fundo para a história do livro, de forma interdisciplinar

Público-alvo: Estudantes do 5° e/ou 6° ano do Ensino Fundamental.

Número de hora/aulas: 16h/aula.

Componentes curriculares: Todos os componentes curriculares.

Atividade 4 – Jornal do Rio dos Sinos

Proposta/temática: Problemas ambientais e sustentabilidade.

Público-alvo: Estudantes do 5° do Ensino Fundamental.

Número de hora/aulas: 18h/aula.

Componentes curriculares: Língua Portuguesa (lidera o projeto), com parceria de todos os componentes de forma interdisciplinar.

Atividade 5 – Fantasia x realidade

Proposta/temática: Fantasia x realidade – Lendas e personagens.

Público-alvo: Estudantes do 5° e/ou 6o ano do Ensino Fundamental.

Número de hora/aulas: 15h/aula.

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, História e Artes (os professores podem dividir as lendas e trechos do livro para o trabalho).

Atividade 6 – Fauna e flora do Rio dos Sinos

Proposta/temática: Produzir aquarelas da fauna e flora do Rio dos Sinos.

Público-alvo: Estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental.

Número de hora/aulas: 12h/aula.

Componentes curriculares: Arte e Ciências.

Atividade 7 – Folder turístico

Proposta/temática: Elaborar um folder turístico inspirado nas cidades descritas no livro.

Público-alvo: Estudantes do 4o, 5o e/ou 7o ano do Ensino Fundamental.

Número de hora/aulas: 14h/aula.

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História.

Atividade 8 – Glossário ilustrado e podcast

Proposta/temática: Elaborar um glossário ilustrado.

Público-alvo: Estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental.

Número de hora/aulas: 6h/aula.

Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Arte.

Atividade 9 – Semana Farroupilha

Proposta/temática: Semana Farroupilha – Apresentações: dança e teatro.

Público-alvo: Estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental.

Número de hora/aulas: 16h/aula.

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, História, Educação Física.

Atividade 10 – Capa do livro!

Proposta/temática: Elaborar uma nova capa para o livro.

Público-alvo: Estudantes do 4o, 5o e/ou 6o ano do Ensino Fundamental.

Número de hora/aulas: 10h/aula.

Componentes curriculares: Arte.

Glossário

Confira aqui nossa seleção de palavras do livro “Nas Águas da Aventura – Rio dos Sinos” e suas definições.

Pular para o conteúdo