Professor e professora,
essa é uma área destinada a vocês!
Criamos várias atividades sobre o livro que podem ser trabalhadas em sala de aula em diferentes componentes curriculares com alunos do 4º ao 6º ano. Todas elas estão de acordo com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular e podem ser adaptadas de acordo com suas necessidades!
Confira!
Atividades pedagógicas
Atividade 1: Siga o caminho do Sinos!
Proposta/temática: Trabalhar de forma interdisciplinar o trecho inicial do livro (prólogo) – Construir o Inafundável II!
Público-alvo: Estudantes de 4°, 5° e/ou 6° ano do Ensino Fundamental.
Número de hora/aulas: 18h/aula, distribuídas em duas semanas de trabalho.
Componentes curriculares: Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa.
Atividade 2 – Nem tudo sempre foi assim…
Proposta/temática: Mudanças do tempo e do espaço
Público-alvo: Estudantes do 5° e/ou 6° ano do Ensino Fundamental
Número de hora/aulas: 15h/aula
Componentes curriculares: Língua portuguesa, Geografia, Ciências
Atividade 3 – Mostra cultural “Nas Águas da Aventura”
Proposta/temática: Realizar uma mostra cultural na escola, a partir de temáticas que servem de pano de fundo para a história do livro, de forma interdisciplinar
Público-alvo: Estudantes do 5° e/ou 6° ano do Ensino Fundamental.
Número de hora/aulas: 16h/aula.
Componentes curriculares: Todos os componentes curriculares.
Atividade 4 – Jornal do Rio dos Sinos
Proposta/temática: Problemas ambientais e sustentabilidade.
Público-alvo: Estudantes do 5° do Ensino Fundamental.
Número de hora/aulas: 18h/aula.
Componentes curriculares: Língua Portuguesa (lidera o projeto), com parceria de todos os componentes de forma interdisciplinar.
Atividade 5 – Fantasia x realidade
Proposta/temática: Fantasia x realidade – Lendas e personagens.
Público-alvo: Estudantes do 5° e/ou 6o ano do Ensino Fundamental.
Número de hora/aulas: 15h/aula.
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, História e Artes (os professores podem dividir as lendas e trechos do livro para o trabalho).
Atividade 6 – Fauna e flora do Rio dos Sinos
Proposta/temática: Produzir aquarelas da fauna e flora do Rio dos Sinos.
Público-alvo: Estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental.
Número de hora/aulas: 12h/aula.
Componentes curriculares: Arte e Ciências.
Atividade 7 – Folder turístico
Proposta/temática: Elaborar um folder turístico inspirado nas cidades descritas no livro.
Público-alvo: Estudantes do 4o, 5o e/ou 7o ano do Ensino Fundamental.
Número de hora/aulas: 14h/aula.
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História.
Atividade 8 – Glossário ilustrado e podcast
Proposta/temática: Elaborar um glossário ilustrado.
Público-alvo: Estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental.
Número de hora/aulas: 6h/aula.
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Arte.
Atividade 9 – Semana Farroupilha
Proposta/temática: Semana Farroupilha – Apresentações: dança e teatro.
Público-alvo: Estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental.
Número de hora/aulas: 16h/aula.
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, História, Educação Física.
Atividade 10 – Capa do livro!
Proposta/temática: Elaborar uma nova capa para o livro.
Público-alvo: Estudantes do 4o, 5o e/ou 6o ano do Ensino Fundamental.
Número de hora/aulas: 10h/aula.
Componentes curriculares: Arte.
Glossário
Confira aqui nossa seleção de palavras do livro “Nas Águas da Aventura – Rio dos Sinos” e suas definições.